"O estupro, a violência sexual, o abuso misógino, sexista e tradicionalista do machismo em se utilizar da mulher enquanto objeto não é um problema apenas das mulheres, é um problema social. Quando uma mulher sofre qualquer tipo de violência, toda sociedade e suas estruturas são violentadas. Isso se aplica também a qualquer preconceito e violência contra as classes homossexuais. Precisamos combater este tipo de tradicionalismo depreciativo". – Marco Buzetto (25/11/13).

Marco Buzetto - Escritor

Marco Buzetto é escritor, professor da disciplina de História e especialista em Filosofia aplicada à Educação pela faculdade São Luis de Jaboticabal, São Paulo.

PALESTRAS E DEBATES:
Ø  Culturas Brasileiras Sob Olhar Contemporâneo – Compreensão da diversidade cultural brasileira.
Ø  Literatura e Sociedade – Leitura como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social.
Ø  Educação e Crescimento Social – A Educação como porta para a compreensão sociocultural e relações interpessoais.
Ø  Filhos, Sociedade e Tecnologia – Rumos, perspectivas, novos papéis e compreensões.
Ø  Mulher, Pecado, Liberdade e Sexo – Um olhar atual sobre a posição sociocultural das mulheres, preconceitos e conquistas.

GESTOR CULTURAL:
Ø  Fundador e gestor do Culturama – Movimento Cultural em Comunidade, com o qual realiza atividades culturais em parceria com entidades e associações em todo Brasil.

Ø  Gestor do Ponto de Leitura Culturama Letras; projeto em parceria com o Ministério da Cultura, realizando atividades literárias socioculturais de forma gratuita, com acervo de livros de mais de 1500 exemplares, entre outros, acervo de música, filmes, documentários, vídeo aulas, revistas, HQs, facilitando o acesso e a difusão da cultura em sociedade.

Ø  Gestor da Mostra de Artes Integradas Contraste Imaginário, com realização anual, integrando vários estilos artísticos e culturais em uma só mostra.

Ø  Gestor do Culturama Debate, que trabalha temas da disciplina de história com relevância do passado nacional, estimulando o conhecimento de nossa historiografia.

Ø  Gestor do Crepúsculo dos Ídolos, encontro anual que discute filosofia, história, literatura, música, cinema, artes, culturas, meio ambiente, entre outras disciplinas de forma integrada, e suas aplicações em sociedade.

Ø  Gestor da Campanha de Combate à Violência Contra as Mulheres, distribuindo cartazes físicos e virtuais como forma de publicitar a violência incitada pelo preconceito e sexismo contemporâneos, promovendo ações e debates sobre temas pertinentes a este ponto de vista social.

ESCRITOR – PUBLICAÇÕES:
Ø  “Monte Alto, O Aquário de Sangue”, um livro que trabalha a não-ficção em literatura, que retrata a vida da personagem Treviso e sua busca, de maneira sociológica, dela compreensão e convivência em uma sociedade caótica, e ao mesmo tempo hipócrita, que possui como pano de fundo as relações entre indivíduos e suas características socioculturais diversas. O livro também conta com questões psicológicas e introspectivas, com a personagem principal possuindo um distúrbio de personalidade tão presente que se torna, ao mesmo tempo, a personagem e também o próprio escritor além das páginas.
BUZETTO, Marco Aurélio. Monte Alto: o aquário de sangue / Marco Aurélio Buzetto. Monte Alto: Editora Letra Boreal, 2010. ISBN: 978-85-98926-14-8

Ø  “Rebeca – Alguns não pecam por nada”, um livro no qual se encontra parte de um reflexo claro de sociedades atemporais. A personagem principal, Rebeca, uma garota/mulher que não consegue se satisfazer, não importa o que faça. Suas perguntas frequentes sobre o que move as pessoas?, o que é o amor e a solidão?, se confundem com momentos cotidianos, lágrimas e paixões na vida dessa personagem, bastante presente em nossas vidas. Basta ler e se identificar imediatamente com Rebeca von Weisheit, pois suas palavras são frutos de experiências com pessoas como você, como qualquer um. Um livro com forte apelo filosófico e social, repleto de teorias e temas que trabalham a filosofia e a literatura de forma unificada, aproximando o leitor desta disciplina, e mantendo o prazer de uma não-ficção cativante e, ao mesmo tempo, densa.
BUZETTO, Marco. Rebeca – alguns não pecam por nada / Marco Buzetto – São Paulo: Copacabana Books, 2013. ISBN: 978-8-5639120-1-5

Marco Buzetto também escreve para blogs e sites literários, possuindo vasto histórico de crônicas, contos e ensaios filosóficos/sociais.
_________
CONTATOS:
Ø  Facebook: Marco Buzetto
Ø  Blog pessoal: marcobuzetto.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário